Pablo Villaça

Pablo Villaça

Share this post

Pablo Villaça
Pablo Villaça
Burn It Down (livro)

Burn It Down (livro)

Os abusos em Hollywood não se limitam aos sexuais

Pablo Villaça's avatar
Pablo Villaça
Jun 29, 2023
∙ Paid
9

Share this post

Pablo Villaça
Pablo Villaça
Burn It Down (livro)
1
Share

(Ao menos uma vez por semana, publico um texto exclusivo para assinantes pagos deste blog. Este é um deles.)

Os casos envolvendo abusos sexuais na indústria cinematográfica hollywoodiana são antigos, fartos e chocantes - e, na maioria das vezes, jamais punidos por lei. Isto mudou um pouco (ênfase em “pouco”) depois do #MeToo, que resultou na prisão de ao menos três monstros, Harvey Weinstein, R. Kelly e Bill Cosby, e no banimento (mesmo que temporário) de figuras como Kevin Spacey, Bryan Singer, Brett Ratner, Danny Masterson (que provavelmente será sentenciado à prisão em breve), Matt Lauer, Charlie Rose, Ron Jeremy (também preso), James Toback, entre outros. Aliás, a lista segue crescendo e envolve até nomes antes celebrados em canais focados em programação infanto-juvenil, como Dan Schneider.

No entanto, há outras formas de abuso tão graves quanto a sexual - e é destas que trata o livro “Burn It Down”, de Maureen Ryan, que já atuou como co-editora na “Vanity Fair” e publicou artigos em veículos como o “New York Times”, “The Hollywood Reporter”, “GQ” e várias outras.

Contando com entrevistas realizadas com dúzias de testemunhas (algumas anônimas, falando sob pseudônimo, e outras se identificando claramente), o livro discute os inúmeros casos de abuso psicológico e emocional infligidos por figurões de Hollywood, como o poderoso executivo Scott Rudin ou - o que muito me entristece - os showrunners de Lost (em especial, Carlton Cuse), que aparentemente transformaram a sala de roteiristas da série em um espaço onde o racismo, a misoginia e a xenofobia eram liberados. Ryan investiga também a exploração daqueles que ocupam a posição de assistentes na indústria, seja trabalhando para executivos ou celebridades, narrando circunstâncias degradantes que provocaram traumas permanentes nas vítimas e, em um caso documentado, o suicídio.

Keep reading with a 7-day free trial

Subscribe to Pablo Villaça to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Pablo Villaça
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share