Quem sou eu

Em primeiro lugar, sou pai. Em segundo, escritor. Na maior parte do tempo, minha escrita assume a forma de críticas cinematográficas, mas já se apresentou também em livros (“O Cinema Além das Montanhas” e “Os Filmes da Sua Vida Têm Muito Mais para Contar”), roteiros (A_ética e Morte Cega), contos e outros esforços de comunicação, bem-sucedidos ou não, sobre política, literatura e a vida.

Como crítico, tenho 29 anos de carreira e criei o Cinema em Cena, site mais antigo da Internet brasileira sobre o assunto (fundado em 14 de Outubro de 1997). Sou membro da ABRACCINE (tendo contribuído com três livros da associação) e da OFCS.

Sou de esquerda desde que me entendo por gente e, com quase meio século de vida, ainda acredito (mas nem sempre) que o mundo tem salvação; basta lembrarmos de que estamos todos na mesma jornada rumo ao nada e que o que importa é o que deixamos para trás.

Era para ter soado otimista em vez de fatalista, mas eu não disse que era um bom escritor; apenas que esta era minha profissão.

Por que assinar?

Porque a lógica das redes sociais passou a guiar nossa atenção; a maior parte das vezes em que lemos um texto na Internet hoje em dia, o clique veio não da navegação em um site de conteúdo, mas do Twitter/Facebook/Instagram e por aí afora. Assinando a newsletter, porém, você receberá uma notificação assim que um novo texto for publicado aqui. Para o autor, é uma tentativa de independência dos algoritmos.

Interação saudável

Uma das coisas que sempre valorizei em todos os espaços que criei ao longo das décadas (site, perfis em redes, canal no YouTube, blog) foi o senso de comunidade resultante do compartilhamento de interesse entre os leitores. Infelizmente, na maior parte da Internet a sessão de comentários se transformou em um verdadeiro esgoto, com agressões mútuas e trolls tentando chamar a atenção. Por outro lado, a possibilidade de controle no Substack é consideravelmente maior - e um dos objetivos de ter movido todo o arquivo antigo de meu blog para cá é justamente o de poder recuperar a vitalidade e o calor que antes via na interação provocada por cada post.

Subscribe to Pablo Villaça

Textos aleatórios, análises e comentários sobre isso, aquilo e aquilo outro.

People

Pai, escritor, crítico de cinema desde 1994 e criador do Cinema em Cena, site do gênero mais antigo da Internet brasileira (outubro/97). Quer saber mais sobre mim? https://www.youtube.com/watch?v=TaXzej7EOFc